As tuas memórias, são mesmo reais?
Sabes que o cérebro retoca as tuas memórias?
Quão reais são as tuas recordações? Ja te questionaste sobre isto?
Já me aconteceu estar a falar com uma pessoa que vivenciou as mesmas situações que eu e temos memórias bastante diferentes das mesma situação. E acredito que já te tenha acontecido o mesmo.
Uma investigação cientifica (Recollection in the human hippocampal-entorhinal cell circuitry’ Bernhard P. Staresina et al. Nature Communications, volume 10, Article number: 1503 (2019)) descobriu o mecanismos que o cérebro usa para completar as suas recordações. Sim leste bem, completar, juntar sensações que saem da tua imaginação para dar mais significado à experiência. Chamou-lhe processo de reinstalação.
Tudo isto para nos ajudar a perceber melhor o mundo que nos rodeia, à sua maneira claro.
Para perceberes um pouco melhor, quando os nossos olhos vêm algo, captam pequenos fragmentos da imagem total e, para que a imagem tenha coerência, o nosso cérebro completa a imagem.
Na realidade, as ‘Imagens reais’ que vemos são em parte inventadas pelo cérebro, completa-as para que que tenhas uma percepção coerente do que observaste.
Assim, cada pessoa vê a mesma coisa de forma diferente, em função dos seus padrões mentais e das associações e relações que tem com o mundo desde que nasceu.
O mais incrível é que nem percebemos que isto acontece.
Quando o cérebro quer gravar alguma experiência na nossa vida fá-lo dividindo-a em diferentes aspetos: o que se passou, onde, com quem, o que sentimos, junta tudo e guarda a experiência na nossa memória como algo coerente e pode anexar alguns elementos semelhantes a situações que tenhamos vivido para lhe dar mais realismo.
Presta atenção ás tuas memórias, as felizes deixa ficar, são excelentes. As outras… temos de falar sobre elas.
No Comments