Cérebro, o comando central
O nosso cérebro é um super computador com 86 mil milhões de neurónios – as células com compõem o cérebro, que se ligam e fazem as redes neuronais.
Todos os cérebros são diferentes porque as suas redes neuronais também o são, tal como as impressões digitais, os nossos cérebros têm aspetos diferentes que resultam da forma como a ‘massa cinzenta’ se organiza.
Se repararem na imagem de um cérebro temos uma zona mais cinzenta, o corpo celular do neurónio e outra mais clara, os axónios. A diferença de cor resulta da substância que reveste o axónio a mielina, responsável pela condutibilidade elétrica do neurónio.
Cada neurónio pode ter cerca de 15. 000 conexões. Há mais possibilidades de conexão no nosso cérebro do que estrelas. As células gliales que dão apoio aos neurónios, fazem a sua manutenção, reparam e limpam fazem também parte desta complexa estrutura.
Ha alguns conceitos que importa retermos:
Neuroplasticidade: capacidade de criar novos circuitos neuronais
Neurogénese: produção de novos neurónios, este assunto é ainda bastante discutido na comunidade científica no entanto há estudos que provam que, ao longo da nossa vida, continuamos sempre a produzir novos neurónios, ao contrário do que se pensava antigamente em que os cientistas diziam que se nascia com um determinado número de neurónios que iamos ‘perdendo ao longo da vida.
Agora sabe-se que temos a possibilidade de produzir neurónios ao longo de toda a nossa vida e que existem formas de estimular essa produção.
O nosso cérebro pesa cerca de 1,5kg, mais ou menos 2% da nossa massa corporal e consome cerca de 20% na nossa energia e 25% do oxigénio que absorvemos.
Para quê saber tudo isto?
Porque o nosso cérebro pode ser programado através de diversas técnicas, que nos permitem ter uma vida melhor.
Porque há hábitos que podemos adotar para melhorar o funcionamento de um a das mais importantes estruturas do nosso corpo.
Lê os próximos artigos onde vou partilhar contigo o manual de instruções para uma vida melhor.
No Comments