COVI’ Desesperados Triologia MEDO III – ‘5 receitas’
Sim e como mudar estes padrões que temos tão enraizados?
Somos ensinados, desde que nascemos a ter medo!!!
‘Cuidado não caias! Cuidado não te cortes! Olha o carro! Não empurres o teu irmão que se magoam! Não vás por ai que é perigoso! Não escolhas esse curso que morres de fome!!!’
Estas observações são-te familiares?
Ja viste os padrões inconscientes que nos criam?
Mudar estes padrões é um grande desafio! Mas quando começares a treinar vais vêr que sentes com um poder espetacular.
E como?
- Em Espanha têm um provérbio espetacular ‘não passes a ponte antes de chegar ao rio’. Deixa de fazer cenários. Nestes dias, na tua mente, já te viste deitado numa cama de hospital entubado e ventilado! Já te viste sem emprego e a depender de ajudas. Já viste a tua família e amigos doentes e a falecer. Estes cenários prejudicam-te, criam-te uma sensação de impotência, ficas encolhido com o medo, sem conseguir raciocinar. Quando começares a pensar e projetar desgraças distrai-te, faz alguma coisa de que gostes, muda de posição física, endireita as costas e, respira.
- Doseia a tua exposição às notícias, mantém-te informada/o mas evitar estar sempre a ouvir noticiários ou posts nas redes sociais. Muitas das notícias são sensacionalistas e só nos fazem estar sempre neste circuito do medo e ansiedade.
- Pensa no que podes fazer! Sê criativa/o muitas vezes é na crise que saem as grandes ideias pensa como podes organizar a tua vida de forma diferente, o que podes fazer para ajudar outras pessoas, como podes aproveitar este tempo para evoluir como pessoa, como profissional, como te podes sentir melhor.
- Quando te sentes no meio de um looping de pensamentos negativos pára o que estas a fazer, levanta-te e endireita as costas, se puderes caminha um pouco com esta postura.
- Respira fundo, desta forma: inspira pelo nariz contando até 5, prende a respiração contando até 5, expira pela boca no mesmo tempo, prende a respiração contando até 5, repete este exercício umas 3 a 4 vezes.
No Comments