Queres ser feliz?
O que é afinal a felicidade?
Somos felizes ou estamos felizes?
Depende de nós ou da envolvente?
Muitas vezes ouço: tenho tudo o que ambicionei, uma família, uma casa, a profissão que escolhi, mas não sou Feliz…
Achas que ser feliz é uma escolha ou é fruto das circunstâncias a nossa volta?
No artigo anterior abordámos o ‘ciclo pensar e sentir’ e percebemos que temos milhares de pensamentos todos os dias (entre 60.000 e 80.000 e que repetimos entre 85a 95% desses pensamentos diariamente). Os nossos pensamentos desencadeiam emoções que, por sua vez se manifestam em sentimentos.
E como podes controlar os teus pensamentos?’
Será muito difícil controlar de forma consciente algo que acontece a um nível inconsciente, como o são a maioria dos pensamentos que temos.
Podes mudar o teu foco, concentrares-te na respiração por exemplo.
Outra forma, bastante mais rápida, é mudares os teus sentimentos! Agora estas a pensar ‘impossível eu não controlo os meus sentimentos!!!’
É possível influenciar os teus sentimentos sim.
Faz um exercício simples, lembra-te de uma situação que viveste em que te sentiste muito feliz, podes até fechar os teus olhos e ir até esse momento, lembra-te onde e com quem estavas, como sentiste o teu corpo, que cheiros e cores tinhas a tua volta. Faz com que essa imagem seja bem viva na tua mente.
Vais ver que a seguir sentes essa emoção muito presente, mudaste o que estavas a sentir.
Evidentemente podes fazer isto com qualquer emoção boa.
A para estares mais vezes com estados mais positivos e capacitadores experimenta fazer algo simples, um exercício que tem muitas valências.
O que agradeces na tua vida? O que é que te faz sentir gratidão todos os dias?
Talvez sejas grato/a por teres saúde, pela tua família, pelos teus amigos, pelo emprego que tens e que te ajuda a organizar a tua vida, por teres uma casa, alimentos, ar puro para respirar, segurança, e poderia escrever algumas páginas sobre coisas que muitas vezes damos como adquiridas e nem temos consciência do quanto são importantes.
Viver com estados emocionais e sentimentos positivos está ao teu alcance, é uma escolha tua.
Faz por ti coisas que te façam sentir bem, aprecia-as, podem ser coisas simples como beber uma bebida que gostes, uma comida que aprecies, observar uma linda vista (pode ser o céu que esta sempre ao teu alcance), aprender coisas novas ir a locais diferentes. Desafia-te, faz cada dia algo diferente do ter ‘habitual’. Não precisam ser sempre grandes coisas, faz ‘pequenas coisas com grande estilo’, com empenho, prepara-as e vive-as com gosto.
Escolhe todos os dias focar-te em coisas boas e verás que as pessoas felizes não são as que têm tudo o que querem mas as que valorizam tudo o que têm.
No Comments