Imagens mentais: Usas a tua Imaginação?
A nossa capacidade de imaginar, construir imagens mentais, visualizar, é muito poderosa e, muitas vezes subestimada.
Um estudo (Attenuating Neural Threat Expression with Imagination’) publicado em Novembro de 2019 comprova algo que já ha muito se pratica na Programação Neurolinguística, que com a nossa imaginação podemos mudar a recordação de algo que tenhamos vivido.
Uma recordação é um conjunto de neurónios que se ligou através das suas conexões sinápticas para guardar essa experiência.
A técnica de visualização de movimentos (imaginação) é muito utilizada pelos atletas de alta competição, visualizam mentalmente o gesto técnico ou a jogada antes de a praticarem. Este treino mental começa a criar as conexões neuronais que vão suportar a sua execução. Quando praticam essas conexões reforçam-se até estarem tão fortes e rotinas que se processam de forma inconsciente.
Também essa possibilidade, porque não a usas para programar o que queres?
Claro que primeiro tens de definir o que queres, os teus objetivos, perceber o que te limita.
Ainda recordas com mágoa aquela situação passada com um familiar? Ou com um colega de trabalho? Ou qualquer outra pessoa importante na tua vida?
Está na altura de libertares essas emoções, de resiginificares essas memórias com a tua imaginação de forma a seguires livre e feliz, sem pesos.
Podes definir o que colocar na tua mente, o teu cérebro grava tudo, mesmo aquelas coisas a que achas que não prestas atenção: os anúncios na TV, net, redes sociais, nos autocarros, tudo o que vês e ouves fica registado sem que ninguém te peça permissão para isso. E quando queres algo aparece-te aquela imagem que ficou gravada.
Modelar o teu cérebro à imagem e semelhança do que queres está ao teu alcance, para isso tens de ser constante, tens de o fazer todos os dias, tal como te alimentas, cuidas do teu corpo, também deves cuidar do teu cérebro de forma consistente.
Inspiração de David Gomez.
No Comments