A Modernização Administrativa, norteada por objetivos de simplificação, eficiência e transparência, permite uma evolução dos serviços, sempre com o foco no freguês (cliente) no sentido de lhes prestar melhores serviços.
O trabalho desenvolvido com a JFSSB foi uma intervenção em equipa com o claro objetivo de melhorar um serviço que por si já estava num patamar de qualidade muito elevado.
Como o objetivo era a aceitação de mais competências e de valências no atendimento à população, havia que otimizar os recursos humanos e físicos existentes, de forma a conseguir evoluir em termos de serviços.
Envolveu diversas etapas, concretamente:
- Criação de uma nova imagem corporativa, através de uma nova identidade visual que se transmite nos principais elementos de contacto com o público e nos suportes de comunicação no sentido de orientar os meios disponíveis para uma política de transversalidade, clareza, transparência e proximidade com a comunidade;
- Reformulação física de todos os espaços de atendimento ao público criando condições de melhor acolhimento e conforto para todas as pessoas independentemente da sua condição física;
- Formação dos trabalhadores ao nível das soft skils de forma a promover o bem-estar, mas também melhores técnicas no atendimento ao público, melhor gestão da sua produtividade e das equipas de trabalho, traduzindo-se numa melhor prestação do serviço público;
- Reestruturação dos procedimentos administrativos, fazendo uma verdadeira reengenharia de processos revendo as diversas etapas de tramitação, criando documentos estruturais e fazendo o seu mapeamento de modo a formalizar todas as tarefas, garantindo assim maior equidade no tratamento dos assuntos por todos os intervenientes;
- Melhoria da comunicação com o público, concretamente na atualização das páginas nas redes sociais bem como da página web da Junta de Freguesia.
- Disponibilização de mais serviços nos espaços de atendimento proporcionando uma oferta de proximidade aos fregueses evitando desta forma que tenham de se deslocar para tratar dos seus assuntos diários.
A Modernização Administrativa, norteada por objetivos de simplificação, eficiência e transparência, permite uma evolução dos serviços, sempre com o foco no freguês (cliente) no sentido de lhes prestar melhores serviços.
Estes projetos são um verdadeiro investimento na melhoria da performance dos serviços e que se refletem na redução de custos de funcionamento, melhoria da eficiência e eficácia dos serviços e da satisfação de todos os envolvidos.