Criamos novos horizontes!

Certificação ISO 9001:2015 da JFSSB

Coloque a qualidade do seu serviço ao dispor da população

A norma ISO 9001:2015 é um certificado formal e inquestionável, do trabalho realizado bem como o que se pretende continuar a realizar.

O trabalho de reengenharia de processos desenvolvido culminou com a certificação ISO 9001:2015.

 

Porquê uma certificação ISO ?

 

Uma instituição com uma norma de qualidade espelha inequivocamente a coragem e vontade de mostrar e certificar, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da qualidade dos serviços prestados à população. Expor-se a análise de auditores externos é uma demonstração da confiança do trabalho desenvolvido.

 

A norma ISO 9001:2015 é um certificado formal e inquestionável, do trabalho realizado bem como o que se pretende continuar a realizar.

 

São diversos os pontos positivos que advêm da implementação da norma:

 

a. Melhoria da credibilidade e imagem

A implementação de uma norma de qualidade tem impacto no relacionamento com outras entidades porque obriga a cumprir procedimentos e boas práticas aceites internacionalmente.

 

b. Melhoria da satisfação do freguês

Esta norma está focada no cliente; neste caso ,no freguês, que coloca a sua confiança na instituição para resolver da forma mais eficiente possível os seus problemas ou sugestões.

 

Os fregueses são ouvidos regularmente no sentido de demonstrarem a sua opinião bem como as sugestões para melhoria do serviço prestado.

 

c. Melhor integração de processos

Garantir uma otimização dos processos ajuda a gerir melhor os recursos disponíveis e inclusive, abre a possibilidade de criar mais e melhores serviços.

 

Para além disso, “integrar processos” da forma correta também ajuda a combater custos de tempo e de recursos. Significa einda, segundo a norma, avaliá-los com imparcialidade de forma regular e ver como fazer melhor, corrigindo o que está menos bem.

 

d. Melhorar a evidência para a tomada de decisões

A formalização garante rigor e evita problemas de desinformação. Para alem disso, os relatórios com dados críticos são fundamentais para dar tranquilidade e robustez à tomada de decisão.

 

Esta norma assenta nas “evidencias”, evitando o “diz que disse” ou todas aquelas margens cinzentas que normalmente complicam ou questionam as decisões que se tomam.

Isto aplica-se aos serviços, indicadores de gestão ou qualquer processo que tenhamos implementado.

 

e. Criar uma cultura de melhoria contínua

Todos assumirmos “por escrito” que queremos sempre fazer melhor e criar todos os mecanismos possíveis, incluído a implementação de uma norma, para garantirmos e atestarmos que estamos sempre a fazer melhor é evidência de uma atitude inquestionável em relação ao projeto.

 

Melhoria continua não é só uma expressão. É planear, fazer, controlar e depois fazer ainda melhor. 

 

Ter uma ISO 9001:2015, uma norma de qualidade e de melhoria continua, é ter a certeza que estamos a aplicar, no concreto, aquilo que pretendemos como mais-valia constante. Além da satisfação que, sem dúvida, os trabalhadores têm em saber que a organização procura criar melhorias visíveis para todos no dia-a-dia.

 

f. Envolvimento dos trabalhadores

A participação de todos de forma ativa, ajuda a corrigir o que precisa ser corrigido e a melhorar o que pode ser melhorado. Os trabalhadores são convidados a avaliar a instituição dando a sua opinião sobre o funcionamento da mesma mas também sugerindo melhorias a implementar nos serviços.

 

A implementação de uma norma deste tipo não só traz uma ferramenta formal para seguir esse caminho como garante, através da implementação e sucessivas renovações, que o envolvimento é garantido.

 

O sucesso de qualquer instituição depende de todos os envolvidos, se todos estiverem ativamente empenhados, temos uma fórmula internacionalmente aceite para garantirmos o sucesso.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Coloque a qualidade do seu serviço ao dispor da população

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.